O Conselho dos Cinco
01- Membro – Shihan (師範) - Mestre – Instrutor a partir do 6º Dan.
(Elemento Global - 忍 – Vazio).
É responsável pelo clã, possui maior graduação e tem a palavra final de qualquer decisão do conselho. É quem nomeia ou destitui um membro independente da decisão geral do conselho, assim como todos os assuntos e interesses referentes ao clã, membros e os caminhos comuns a serem trilhados.
A definição clássica de Shihan é aquele que dominou os segredos de uma arte e divide esses segredos em uma transmissão pessoa-a-pessoa, de coração-a-coração. Um hábil instrutor da mais alta integridade em quem se pode confiar plenamente. Os alunos refletem o ensinamento e atitude de seu professor, tanto fora como dentro do tatame.
Assim, um Shihan está sempre ensinando, 24 horas por dia. Tradicionalmente, entende-se que um Shihan carrega consigo uma grande responsabilidade moral em relação aos alunos. Shihan é geralmente traduzido como “instrutor- mestre”, mas talvez uma expressão mais adequada seja “modelo de bom exemplo”.
04 - Membros – Sensei (先生) - Mentor – Instrutor até o 5º Dan.
(Elementos Individuais 忍 – 2º Dan Terra – 3º Dan Água – 4º Dan Ar – 5º Dan Fogo).
Faz parte do conselho e é responsável pelos interesses gerais do clã, coordenando e fiscalizando todas as atividades da Associação do Clã e Comunidade. Difundindo e contribuindo para o crescimento do Clã.
Os Membros do Clã
São todos aqueles que já foram praticantes que atingiram o 1º Dan e que aceitos com um possível futuro em potencial para fazer parte do conselho. Os Membros do Clã poderão se reunir ao Conselho, mas sem poder de decisão final. Com o objetivo de permanecer, aperfeiçoar, auxiliar, agregar e compartilhar o conhecimento marcial.
A Comunidade de Praticantes
São todos aqueles discípulos ou aprendizes até a faixa vermelha, que irão trilhar o caminho e que possuem potencial para ingressarem em definitivo no Clã chegando ao nível 1º Dan.
